.

.
.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SALTO DO YUCUMÃ



A Rota do Yucumã localiza-se na região Noroeste Colonial e é formada pelos 33 municípios das Regiões Celeiro e Planalto Médio. Inserida numa região de tradição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai, essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna. Seus aspectos culturais, oriundos das diversas etnias que formaram a região, são sua maior herança.

Tradicionalmente agrícola, a região vem apostando em novas formas de desenvolvimento, especialmente na área do turismo, desde 1998, quando foi constituído o Consórcio Rota do Yucumã, pessoa jurídica de direito público, que tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto à comunidade local.

Localizado no Rio Uruguai, na divisa com a Argentina, seu principal atrativo é o Salto Yucumã, maior Salto Longitudinal do Mundo, com mais de 1800 metros de comprimento e considerado uma das 7 maravilhas do Rio Grande do Sul.

O Salto Yucumã está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo, primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947). O Parque possui uma área de 17.491 hectares de mata fechada e é o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.

Além do Salto Yucumã, a região possui diversos atrativos e roteiros de Turismo no Espaço Rural. Entre eles, destaca-se o Roteiro Caminhos da Produção, em Augusto Pestana, a diversidade étnica de Ijuí com suas casas típicas, as agroindústrias do Pacto Fonte Nova em Crissiumal, a reserva indígena do Guarita em Redentora e o Santuário dos Mártires do Alto Uruguai, em Três Passos.

A região ainda apresenta muitos parques, balneários, museus e monumentos. O Roteiro Turístico Caminhos do Yucumã leva você por uma viagem à região, passando por alguns dos seus melhores atrativos.

Conheça a Rota do Yucumã e desfrute da hospitalidade única dessa região.

(Texto)

SETUR - Secretaria do Estado do Turismo do Rio Grande do Sul
http://www.turismo.rs.gov.br/

Um comentário:

Eduarda disse...

Maura,

deste lado do oceano, fiquei deslumbrada com as imagens e descrição.

Temos coisas tão belas, mas porque dizemos que nos outros países há coisas 2fora de série".

bj

POSTAGENS ANTIGAS

Minha Mãe: MARIA BIESEK MILCHAREK

Minha Mãe: MARIA BIESEK MILCHAREK
Amor para toda vida!!!

Avô materno: JACOB BIESEK

Avô materno: JACOB BIESEK

Avô Paterno: JACÓ MILCZAREK

Avô Paterno: JACÓ MILCZAREK

Avó paterna: FELÍCIA MILCZAREK

Avó paterna: FELÍCIA MILCZAREK