MEUS SEGUIDORES

terça-feira, 15 de março de 2011

O que é o PERDÃO


E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12
Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Lucas 17:3/4


Deus é perdoador, e nos quer perdoadores também, muito se fala sobre o perdoar o próximo, mas na realidade nos dias atuais pouco se perdoa, tanto é as desavenças entre o ser humano, até mesmo no meio cristão. Tempo de pararmos e refletirmos um pouco mais, sabemos que devemos ser imitadores de Jesus, e Jesus, por mais que se saiba dele, jamais se encontrará um perdão que não tenha concedido, e isto se falando no período em que viveu como homem, tendo todos os sentimentos que nós temos, estamos sendo seus imitadores nisto? E quanto ao cumprir com seu mandar, quanto ao perdoar o próximo, e não foi um pedido que nos fez, foi uma ordem, pois já na oração que nos ensina afirma “ assim como nós perdoamos aos nossos devedores” como sendo nós cumpridores de seu mandar. Já no texto de Lucas ELE nos ensina que, quando somos ofendidos, devemos declarar isso a quem nos ofendeu, não só ficar aguardando o pedido de perdão, mas sim repreender o mal, e se houver arrependimento perdoar quantas vezes forem necessárias. Como anda nosso obedecer quanto a esta ordenança de Deus? E muitas são as vezes em que Jesus determinou, e comparou o reino dos céus através de uma parábola:

Mateus 18:
21 ¶ Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.



Assunto muito sério este de perdoar o próximo. Não requer muita explicação esta parábola, é só refletir bem no versículo 35. Notando que novamente fica claro quanto ao declarar que estamos sendo ofendidos, como o rei que cobra a dívida. E ao sermos cobrados por uma ofensa, divida, devemos nos arrepender de coração pedir clemencia como o servo fez ao seu Senhor, e assim como fazemos com NOSSO SENHOR quanto somos cobrados pelo Espirito Santo, e, ainda devemos agir como o Senhor, perdoar, quando somos nós os ofendidos, e não como aquele servo, que mesmo sendo perdoado por sua dívida, e ao cobrar a quem lhe deve, e recebendo pedido de clemencia, ignorar e condenar. Vamos refletir como estamos agindo, pois nós estamos sendo tocados pelo Santo Espirito de Deus, e o NOSSO SENHOR tem nos perdoado mediante nosso aprendimento para com ELE, e nós estamos declarando que somos ofendidos e estamos perdoando? Ou nos arrependendo para com aqueles a quem ofendemos? Veja ainda, que se não estivermos agindo assim, corremos o risco de que esteja sendo declarado ao SENHOR nossas atitudes, mesmo que ELE já o saiba, pois sabe todas as coisas, e pode estar esperando nosso pedido de clemencia, mas, se lhe for ainda declarado, acredita que ainda ficaremos impunes? Lembremo-nos que Deus é perdoador, mas é Justo.
Jesus nos ensina, também, que, quando oramos ao Pai, pedindo-lhe perdão, devemos trazer a nossa lembrança se estamos sendo ofendidos, se temos algo contra alguém, raiva, magoas, seja o que for, e neste momento liberar-mo o perdão, aquele verdadeiro, como o que DEUS libera sobre nós, pois só assim poderemos ser também atendidos em nosso pedido.



-Marcos 11:25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.



As escrituras nos mostra a vontade de Deus que liberemos o perdão verdadeiro, consolando ainda o que nos ofendeu. E quando vemos alguém de esta causando ofensas, devemos agir com mansidão, olhando para nós mesmos como ser humano, falho também, para que não sejamos tentados com sentimentos rudes.



-2 Coríntios 2:7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.
-Gálatas 6:1 ¶ Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Petirado do Blog:
http://contcompartilhar.blogspot.com

Nenhum comentário:

POSTAGENS ANTIGAS

Minha Mãe: MARIA BIESEK MILCHAREK

Minha Mãe: MARIA BIESEK MILCHAREK
Meu maior exemplo de vida!

MINHA MÃE

MINHA MÃE
Maria Biesek Milcharek

WLADISLAU MILCHAREK

WLADISLAU MILCHAREK
Meu Pai

JACOB BIESEK

JACOB BIESEK
Avô Materno

AVÓ MATERNA

AVÓ MATERNA
Genoveva Novakowski Biesek

Avô Paterno: JACÓB MILCHAREK

Avô Paterno: JACÓB MILCHAREK

Avó paterna: FELÍCIA NOVIAK

Avó paterna: FELÍCIA NOVIAK